Unir a procura e a oferta é a mais-valia da TechOf

Grupo de trabalho

Encontrar profissionais com competências digitais avançadas continua a ser um desafio constante para os empregadores portugueses do setor tecnológico. De acordo com um estudo da empresa de recursos humanos Gi Group, 4 em cada 10 tecnológicas têm dificuldade em recrutar profissionais qualificados!  

Foi para colmatar esta problemática que a TechOf surgiu em maio de 2023. Além de proporcionar um reskilling e upskilling nas novas áreas de Tecnologias de Informação, em seis e nove meses, com um método distinto em Portugal, há uma mais-valia que se destaca no posicionamento do Centro de Formação e Especialização Tecnológica: por um lado, estar a par das necessidades das empresas e tendências do mercado e, por outro, o estabelecimento de relações que contribuam para potenciar a empregabilidade. É tendo como base esta forma de estar que a TechOf consegue garantir um programa de formação alinhado com a realidade do mercado de trabalho. 

A multinacional Alenia, NOSHAPE, Six-Factor, Bee Engineering, TRKKN, Bravemind, Klug, Hortas LX, e, mais recentemente, a Worten são alguns dos principais players da indústria que ajudam a TechOf a criar programas de aprendizagem relevantes para os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho.  

A par dos desafios lançados aos trainees em contexto de aula, que enriquecem o curso com experiências profissionais, a TechOf promove regularmente open days nas suas instalações para fomentar o contacto entre os trainees e o tecido empresarial, deste modo permitindo-lhes ter uma noção mais clara das funções que poderão vir a desempenhar e/ou em que empresas podem vir a desempenhar funções.  

A propósito de um dos últimos open days, realizado com a Worten, o Chief Marketing Officer (CMO) da TechOf, Diogo Reis Pereira, destaca o facto de estes eventos serem “uma porta de entrada para unir a procura à oferta, ao mesmo tempo que permitem aos alunos esclarecerem todas as dúvidas acerca do mercado de trabalho, muitas vezes em áreas em que nunca estiveram inseridos”.  

Diogo Reis Pereira realça o momento em que a Worten percebeu que a TechOf formava talentos tech, mais especificamente na área da programação: “De imediato, houve interesse em conhecer os nossos talentos e em dar a conhecer os seus programas de estágios”. Para o CMO da TechOf,  “este foi um open day enriquecedor, que deu a conhecer aos alunos os benefícios e as potencialidades de trabalhar na empresa de retalho, bem como o tipo de funções que podem desempenhar, mais propriamente no departamento tech”. 

Para Paulo Laureano, Diretor da Tech Team, responsável de Logística e Hardware da Worten, os formandos das empresas de reskilling e upskilling, como a TechOf, têm as mesmas oportunidades de carreira do que os formandos que optam pelo ensino superior. “Estou sempre à procura de pessoas com talento que mereçam oportunidades e que tenham a atitude certa. As escolas de reskilling formam pessoas com experiência de vida e que nos convencem pela suas soft skills e pelos trabalhos extracurriculares que nos apresentam”, defende.  

Além de oferecer programas de reskilling e upskilling adaptados às necessidades do mercado, a TechOf abre as portas para oportunidades de carreira promissoras. A colaboração com o tecido empresarial não só colmata o desafio das empresas em encontrar profissionais qualificados, mas também impulsiona a inovação e o crescimento económico, numa lógica win-win

Com esta metodologia a TechOf ambiciona transformar as vidas profissionais dos trainees em seis ou nove meses. Vem conhecer os programas nas instalações do Parque das Nações, em Lisboa!